domingo, 9 de outubro de 2011

Culto à carga - o Caso de John Frum



                                                       Réplica de um avião cultuado na ilha de Tanna ,em Vanuatu.



Culto à carga é o fato que ocorre quando produtos industrializados de paíse com civilizações "avançadas" são cultuados por pessoas de culturas simples. Podem ocorrer de várias formas - Como quando um grupo de militares chegam em alguma ilha onde os nativos não conhecem outras civilizações e recebem destas pessoas objetos e dicas de modernidades. Já foram registrados grupos que abriram clareiras na selva imitando aeroportos e construindo rádios, fones de ouvido e inclusive falsos aviões de madeira (como o exemplo acima) que serviriam como isca para chamar supostas entidades sobrenaturais com a carga. Rifles feitos de pedaços de pau com as inscrições "USA" (United States America - Estados Unidos da América)  já foram feitos imitando soldados americanos.
                                            O Culto a John Frum ainda existe até hoje na ilha Tanna, Vanuatu

Há vários casos durante a Hitória. Esse fenômeno já foi observado diversas vezes em casos completamente isolados.Os casos mais registrados estão na Melanésia no final do século XIX e início do século XX:
  • Cultos de carga ocorrido periodicamente em muitas partes da ilha de Nova Guiné, incluindo o Culto Taro no norte da Papua Nova Guiné e a Loucura Vailala
  • O culto mais antigo de carga registrado foi o Movimento de Tuka , que começou em Fiji em 1885.
  • Durante a Segunda Guerra vários casos ocorreram quando nativos tiveram contato com os exércitos dos dois lados, especialmente quando equipamentos eram jogados de para-quedas para equipes no solo. O Culto a John Frum ainda existe até hoje na ilha Tanna, Vanuatu.
                Mas quase todas desapareceram durante a Segunda Guerra Mundial e/ou depois dela. O mais incrível é o caso da Ilha Tanna, Vanuata que fica na Melanésia. Esse povo cultua um tal de John Frum. Provalvelmete, ele era um soldado que apareceu na ilha, descrito como um soldado americano da Segunda Guerra Mundial, que trará saúde e prosperidade para as pessoas que o seguirem. Dizem que John Frum prometeu a aurora de uma nova era, em que todas as pessoas brancas, incluindo missionários, deixaria Novas Hébridas (antigo nome de Vanuatu), e que os nativos melanésios ganharia acesso à riqueza material que as pessoas brancas gostavam. Para que isso aconteça, no entanto, o povo de Tanna teve de rejeitar todos os aspectos da sociedade europeia (dinheiro , educação ocidental, o cristianismo) e voltar ao tradicional kastom (uma palavra para nativos Tanneses aduaneiros).
                 O culto ainda está ativo hoje. Os seguidores acreditam que John Frum vai voltar em um 15 de fevereiro (no ano de seu retorno não é conhecida), uma data que é observado como "Dia John Frum". Chefe Isaak Nikiau Wan, seu líder, foi citado pela BBC dos anos anteriores, dizendo que John Frum era "Nosso Deus, o nosso Jesus," e acabaria por regressar. Perguntado porque eles esperavam um homem que não aparecia na ilha por mais de 60 anos, o Chefe Isaak respondeu: "Você esperam Jessus por mais de 2.000 anos regressar e nunca perderam as esperanças, não perderemos as nossas também."

 
 


Cada povo tem sua fé.
                                         







4 comentários:

  1. Eu acredito que sim que Jesus foi um ser superior, semeando um conceito muito avançado de sociologia ate para os dias de hoje. Mas eu me pergunto: Porque teve que ir embora pra retornar um dia? porque está demorando tanto para retornar? Porque Deus se manisfestou visualmente para os povos antigos, e agora ele quer que acreditamos nele através de sonhos ou acasos do destino? Eu acredito que Jesus, Deus, Buda, etc eram seres superiores sim, mas seres físicos, sujeitos as mesmas leis que regem o nosso Universo. Se fossem seres espirituais, formados de energia pura, eles teria facilidade para guiar a humanidade no momento que achasse propício, mas não fazem isso, porque possuem dificuldades (Físicas) de retornar para a terra. Muito gente diz que estou blasfemando supondo essa teoria, mas para mim, o fato de Jesus não ser um Ser Espiritual e sim um Ser Físico Alienígena não desmerece suas obras aqui na terra.

    ResponderExcluir
  2. Não retornará em corpo físico como antes.O que ele tinha que cumprir como espirito missionario, foi cumprido.Ele nunca nos abandonou desde àquela epoca, pois continua trabalhando muito do lado de lá em prol de nós todos, sem exceção. "MEU PAI TRABALHA E EU TRABALHO TAMBÉM

    ResponderExcluir
  3. Esse tema é muito interessante! Nós faz realmente refletir sobre as grandes religiões que existem hoje. Recentemente, inclusive fiz um vídeo sobre o assunto, quem tiver interesse em assistir basta acessar o link abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=0UR1EeI-bXg

    ResponderExcluir
  4. Só podem estar fumando uma erva vagabunda! Ou cheirando um pó falsificado. Passem bem, seus lunáticos & delirantes...

    ResponderExcluir