segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A "Estela do Sonho" - A História da Esfinge Egípcia

Entre as patas da Esfinge encontra-se uma estela, conhecida como a "Estela do Sonho", onde está escrita uma pequena lenda. A história diz que Tutmosis IV, ou Tutmés IV,  (18.ª Dinastia) adormeceu sob a Esfinge que estava coberta de areia até o pescoço. Tutmosis sonhou que a ela prometera-lhe que se ele a desenterrasse, ele se tornaria rei do Egito. O que aconteceu algum tempo depois.


De acordo com uma lenda, Tutmés IV devia o trono a Esfinge de Gizé. A lenda dizia que num certo dia, enquanto caçava, Tutmés sentou-se a sombra da esfinge, que nessa época estava coberta de areia. O jovem adormeceu e teve um sonho no qual a Esfinge lhe disse: Dar-te-ei a realeza sobre a Terra como cabeça dos seres vivos; tu levarás a coroa branca e a coroa vermelha sobre o trono de Geb, príncipe dos deuses. É aqui, que agora, a areia do deserto me atormenta, a areia por cima da qual eu estava em outro tempo. Ocupa-te de mim, para que possais realizar tudo que desejo. Eu sei que tu és meu filho e meu protetor. Tutmés mandou retirar a areia e restaurar a Esfinge. Entre as suas patas, mandou erguer uma estela, na qual narra o seu sonho. Em troca, a Esfinge, como representação do deus Harmakhis, converteu-o no faraó Tutmés IV. Mais histórias nos próximos posts.
M

Nenhum comentário:

Postar um comentário